Pé diabético

pé diabético

Diabetes

Existem dois tipos de Diabetes, Diabetes mellitus tipo 1 e a Diabetes mellitus tipo 2. A primeira , também conhecida por Diabetes insulino-dependente, é mais rara. As células Beta do pâncreas deixam de produzir insulina pois existe uma destruição maciça das mesmas. As pessoas que sofrem desta patologia são dependentes de insulina uma vez que o corpo não a produz. Na Diabetes mellitus tipo 2 existe um défice de insulina e resistência à mesma, é necessário produzir uma quantidade maior de insulina para a mesma quantidade de açúcar no sangue.

Ao longo do tempo as pessoas que sofrem desta patologia podem desenvolver diversas complicações no organismo. É possível diminuir os seus danos através de um controlo rigoroso da glicémia, tensão arterial e gorduras do sangue. As complicações da diabetes podem ser agrupadas em:

Complicações microvasculares (lesões de pequenos vasos sanguíneos) como a nefropatia, neuropatia e retinopatia;
Complicações macrovasculares (lesões de grandes vasos sanguíneos) como doença coronária, doença arterial dos membros inferiores e hipertensão arterial;
Complicações Neuro, macro e microvasculares (lesões nos vasos pequenos, grandes e nos nervos) como é o caso do pé diabético.


Pé diabético

O pé diabético é uma das complicações mais frequentes da diabetes e é o responsável pela maioria das amputações em Portugal. Esta complicação deriva de dois fatores – a aterosclerose (acumulação de placas de gordura e outras substancias nas artérias), que dificulta o aporte de oxigénio aos pés, e a neuropatia (degeneração dos nervos), responsável por perda de sensibilidade nos pés.

Recentes estudos demonstram que o ozono apresenta grande poder imunológico e microbiológico colocando-o como uma alternativa excelente para o tratamentos de várias patologias clínicas, nomeadamente patologias vasculares periféricas e tratamento de feridas de difícil cicatrização.

A ozonoterapia é uma terapia que evita amputações derivadas de problemas diabéticos, pelo seu poder antimicrobiano, anti-inflamatório, oxigenação etc. Estimula a formação de novos vasos na região afetada e, por conseguinte, acelera e promove a cicatrização.

Autor Ozotec
Veja também no nosso Facebook Aqui!
Marcar Consulta
Diagnóstico

Marcar Consulta

Clínica