Aterosclerose

Lesão da artéria coronária

Lesão da artéria coronária

Aterosclerose é uma doença inflamatória crónica das artérias renais, baço, fígado e pâncreas, que afeta predominantemente homens.

As causas específicas da aterosclerose ainda não foram identificadas.

Acredita-se, porém, que o risco de contrair a doença é devido a diferentes fatores, como idade, história familiar, muitos ácidos gordos na dieta, o fumo do tabaco, níveis elevados de colesterol, álcool, obesidade, diabetes, pressão arterial elevada.

A aterosclerose em geral, não tem quaisquer sintomas até existir uma redução do fluxo de sangue, ou quando existe um acidente vascular cerebral (AVC), uma coagulação súbita de sangue, o que faz com que ocorra a súbita oclusão da artéria.

Esclerose cerebral ou doença de Schilder é uma doença crónica que afeta durante a adolescência e prevê uma desmielinização progressiva de grandes áreas da substância branca cerebral. Os sintomas mais comuns são distúrbios de consciência e deterioração mental com convulsões.

Prevenção

As medidas mais importantes são ser fisicamente ativo, manter um peso saudável e ter uma dieta rica em gordura insaturada e com baixo teor de colesterol e deve-se ter sempre o controle da glicose sanguínea e evitar o tabagismo.

Sintomas mais comuns da aterosclerose

  1. Dilatações de algumas áreas dos vasos sanguíneos (aneurismas);
  2. Dor no peito tipo facada (angina ou infarto);
  3. Dores fortes na cabeça (derrame cerebral);
  4. Dores em braços e pernas (trombose).
  5. Dores no corpo
  6. Cansaço


Autor Ozotec

Veja também no nosso Facebook Aqui!
Marcar Consulta
Diagnóstico

Marcar Consulta

Clínica