Alergia

A Alergia é uma resposta exagerada do organismo humano depois de entrar em contacto com o ambiente que nos rodeia. São mais frequentes quando existe predisposição genética para a sua ocorrência. Desta forma, a pessoa que sofre de alergias esta, de certo modo, a lutar contra algo que quem não é alérgico tolera. “As alergias são um excesso de defesas”, por oposição a outras situações clínicas em que existe falta de defesas.

Certas substâncias como o pólen, ácaros e certos alimentos provocam esta reação alérgica na pessoa portadora de alergia. Para além da genética, muitos fatores de risco relacionados com o estilo de vida das sociedades ocidentais. O sedentarismo, alteração da dieta, obesidade, poluição dentro e fora dos edifícios, exposição a alergénios, consumo excessivo de medicamentos, nomeadamente de antibióticos, podem causar alergias.

A reação alérgica afeta áreas localizadas, como o nariz (rinite alérgica), causando inchaço da mucosa nasal, espirros e constipações contínuas. Afeta as vias aéreas, resultando em dificuldade em respirar, está associada a bronco espasmo. E também afeta os olhos (conjuntivite alérgica) e a pele, com uma forte descarga acompanhada de prurido. Os sintomas são geralmente localizados numa área específica, mas por vezes pode ocorrer de forma sistémica. Pode ainda proporcionar um choque anafilático, erupção cutânea, palpitações, dificuldade respiratória, hipotensão e bronco espasmo.

Autor Ozotec

Veja também no nosso Facebook Aqui!
Marcar Consulta
Diagnóstico

Marcar Consulta

Clínica