Coluna Vertebral

Coluna vertebral: Hérnia discal, Cervical, Lombar, Dor Ciática

Dores Coluna Vertebral

Dores Coluna Vertebral

Hérnia Discal, é uma doença do disco intervertebral. O disco intervertebral actua como amortecedor das vértebras que consta de três partes:

  • Núcleo Pulposo. É uma parte central do disco.
  • Anelo Fibroso. Rodeia o núcleo pulposo.
  • Discos Cartilaginosos. Recobrem a superfície superior e inferior do disco e o unem aos corpos vertebrais.

O disco perde a sua consistência e já não é capaz de absorver as cargas das vértebras e escapa do seu espaço vai tocar, por exemplo, nas raízes do nervo.

O disco pode mesmo comprimir raízes nervosas e da bainha que cobre a medula espinal, causando dor intensa, produzindo também lesiones neurológicas derivadas desta pressão.

O paciente sente também uma dormência dos membros, muitas vezes com espasmos musculares na coluna lombar ou assimetria pélvica.

Causas

O sobrepeso, as más posturas, movimentos violentos, levantar pesos de forma incorrecta, é alguns dos factores que podem debilitar os discos intervertebrais.

Hérnia Discal Lombar

Hérnia Discal Lombar

  • Hérnias discais surgem na zona inferior das costas (coluna lombar) e costumam afectar somente uma perna.
  • Tais hérnias podem causar dor Lombar e também ao longo do nervo ciático, cujo trajecto vai da coluna às nádegas, às pernas e ao calcanhar (dor ciática).
  • As hérnias discais na zona lombar costumam também provocar debilidade nas pernas e, por isso, a pessoa pode
Ter muita dificuldade em levantar a parte anterior do pé (tem o chamado pé pendente).

Uma hérnia discal de grande dimensão localizada no centro da coluna costuma afectar os nervos que controlam a função intestinal e da bexiga urinária, alterando a capacidade de defecar ou de urinar.

Estas perturbações podem revelar uma situação que requer uma assistência médica urgente.

  • O pescoço (coluna cervical)
  • É o segundo ponto de maior incidência das hérnias discais. Os sintomas costumam afetar apenas um braço. Quando se produz uma hérnia de um disco cervical, a pessoa costuma sentir dores que muitas vezes se localizam na omoplata e na axila ou na saliência do trapézio e no limite do ombro, irradiando pelo braço para um ou dois dedos.
  • Os músculos do braço podem debilitar-se; com menos frequência, o movimento dos dedos é afectado.


Ciática é a dor e irritação do nervo ciático.

img ozotec dor ciatica

Dor Ciática

- O nervo ciático é o maior nervo do corpo. - A dor ciática normalmente é sentida de trás para baixo por trás da coxa e irradiando para baixo abaixo do joelho. - Tratamentos para dor ciática dependem da causa subjacente e a severidade da dor Ciática é dor na extremidade inferior, resultante da irritação do nervo ciático. A dor ciática normalmente é sentida desde a região lombar para atrás da coxa e pode irradiar para baixo e abaixo do joelho. O nervo ciático é o maior nervo do corpo e começa a partir das raízes nervosas na medula espinhal lombar baixa atrás e se estende até a área para enviar as terminações nervosas para baixo no membro inferior da nádega. A dor da ciática é às vezes referida como dor do nervo ciático. Enquanto a ciática é geralmente um resultado de uma hérnia de disco lombar diretamente pressionando o nervo, qualquer causa de irritação ou inflamação do nervo ciático pode produzir os sintomas de dor ciática.



Tratamento com ozono coluna vertebral

  • Os pacientes que apresentam dor cervical, dorsal ou lombar (dor ciática), podem tratar-se mediante aplicação (infiltrações) de ozono para-vertebral.
  • Em alguns casos, a dor nas costas aparece como uma consequência da cirurgia da coluna vertebral (hérnia discal), especialmente se ele tem sido complicado pelo surgimento de uma fibrose residual.
  • O tratamento é totalmente ambulatório e sem efeitos secundários e complicações diminuindo de forma importante o grau de dor no paciente, que após a primeira aplicação poderá atingir a diminuição da dor em menos de 50%.
  • Depois do tratamento, é realizada uma massagem na área tratada para uma melhor absorção de ozono e a obtenção de uma maior Acção analgésica/anti-inflamatória.


Autor Ozotec

Veja também no nosso Facebook Aqui!
Marcar Consulta
Diagnóstico

Marcar Consulta

Clínica