Artrite Reumatóide

img ozotec artrite reumatoide

img ozotec artrite reumatoide



A artrite reumatóide é uma doença caracterizada pela inflamação repercutindo-se em dor, calor, aumento do volume e limitação de movimentos. É uma doença crónica que afecta principalmente as articulações, mas é, na realidade, uma doença sistémica, isto é, pode afectar outros órgãos, como o coração, os pulmões, os olhos, a pele, entre outros, sendo classificada como uma doença autoimune.

Em condições normais, todos os seres humanos possuem um sistema imunológico (anticorpos) que funciona para nos proteger de tudo o que for estranho ou alheio ao nosso corpo, como por exemplo os vírus, as bactérias e os fungos que provocam doenças e infecções; esta protecção dá-se por meio da criação de anticorpos, que são proteínas que se unem aos vírus, bactérias, etc., e os destroem.

No caso da artrite reumatoide, os anticorpos comportam-se de forma anormal e atacam as articulações e outras partes do corpo, tais como o tecido de revestimento do coração e pulmões, entre outros; assim surge o termo “autoimunidade”, uma resposta imunitária criada contra os próprios tecidos.

Acredita-se que há uma predisposição genética para a doença.

Os sintomas da artrite reumatóide são:


  • Dor nas articulações;
  • Inchaço;
  • Calor;
  • Rigidez
  • Perda de mobilidade (inicialmente nos articulações dos dedos, mãos e pés).
Esta doença afeta as pessoas entre 20 e 40 anos e pode ter um curso de extensão, com longos períodos de remissão, ou pode ter uma progressão rápida. Caso não seja tratada precocemente, a artrite reumatóide pode causar deformações permanentes.

Autor Ozotec

Veja também no nosso Facebook Aqui!
Marcar Consulta
Diagnóstico

Marcar Consulta

Clínica